Barra
                                               
InícioDestaqueBolsistas do programa Bolsa de Teatro brilham na peça "Irmãs Coragem" em...

Bolsistas do programa Bolsa de Teatro brilham na peça “Irmãs Coragem” em Volta Redonda

Publicado em

Irmãs Coragem,” produzida e protagonizada pelos bolsistas do Programa Bolsa de Teatro da Fundação CSN, encantou o público no Centro Cultural Fundação CSN

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Centro Cultural Fundação CSN foi palco da emocionante peça “Irmãs Coragem,” produzida pela Cia Coxixo. Essa obra é dirigida e protagonizada pelos talentosos bolsistas do Programa Bolsa de Teatro da Fundação CSN, um programa que oferece oportunidades a jovens que participaram do Garoto Cidadão e desejam cursar graduações nas artes e cultura.

Ana Paula Semião, Dudda Oliver e Junior Padovani, os mais recentes bolsistas, estão atualmente cursando licenciatura em teatro na Escola Superior de Artes Célia Helena, em São Paulo. “Irmãs Coragem” narra a história de três adolescentes em situação de vulnerabilidade social que enfrentam desafios diários para sobreviver em meio à violência das ruas. No entanto, eles tentam superar essas dificuldades por meio da amizade e união.

O público é convidado a mergulhar no passado desses jovens para entender como eles chegaram àquela situação. Antes de iniciarem seus cursos de teatro, Ana Paula, Dudda e Junior passaram pelo Garoto Cidadão. Dudda é natural de Volta Redonda, Rio de Janeiro, enquanto Ana Paula e Junior são de Congonhas, Minas Gerais.

Reprodução/Instagram

Dudda, a mais jovem do trio, tem 20 anos e dedicou quase metade de sua vida às atividades do Garoto Cidadão. Ela imediatamente procurou aulas de teatro quando se juntou ao projeto e também se aventurou na música, participando dos Tambores de Aço. Entre atuações e canto, Dudda participou de inúmeras peças, sendo a protagonista na montagem de “O Mágico de Oz” em 2021. Em 2022, surgiu a oportunidade de receber uma bolsa para estudar teatro em São Paulo, o que a surpreendeu. Hoje, ela volta a ser protagonista na peça escrita por seu amigo de faculdade, Junior, com quem divide uma casa.

Outra integrante do elenco é Ana Paula Semião, de 22 anos, natural de Congonhas, Minas Gerais. Ela participou do Garoto Cidadão dos 10 aos 18 anos e gradualmente descobriu seu talento como atriz, trazendo as habilidades que adquiriu no Garoto Cidadão para sua vida. A oportunidade de se mudar para São Paulo para estudar na Célia Helena surgiu recentemente, e ser uma das protagonistas de “Irmãs Coragem” é mais um passo em direção a seus sonhos. Junior, o diretor e roteirista da peça, também iniciou sua jornada artística no Garoto Cidadão. Em 2022, ele estava desanimado com as perspectivas de seguir sua carreira artística devido a limitações financeiras, mas a aprovação no processo seletivo do Bolsa de Teatro mudou sua vida. Agora, Junior vê suas criações artísticas ganhando vida em palcos de todo o Brasil.

“Irmãs Coragem” é apenas o começo da jornada para esse trio de talentosos artistas.

Sobre o Bolsa de Teatro:

O Programa de Bolsa de Estudo Integral de Graduação – Licenciatura em Teatro, em parceria com a Escola Superior de Artes Célia Helena, oferece bolsas de estudo para jovens que desejam cursar graduações nas áreas de artes e cultura. Faz parte do programa de bolsas da Fundação CSN e tem o objetivo de auxiliar ex-alunos e alunas do Garoto Cidadão em seu desenvolvimento pessoal, educacional e profissional.

Sobre a Fundação CSN:

A Fundação CSN é o braço social do Grupo CSN e realiza projetos sociais em todo o Brasil, nas principais cidades onde a empresa tem unidades de negócios. Seu propósito é transformar vidas e comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural. Acredita que o conhecimento e as oportunidades podem gerar transformações, e sua atuação se concentra em educação, cultura e desenvolvimento pessoal e profissional.

A Fundação CSN oferece programas de bolsas de estudo e promove a transformação da sociedade por meio da expressão cultural.

Fonte: Letícia Panichi Campos (Coordenadora de Comunicação e Marketing da Fundação CSN)

www.fundacaocsn.org.br

Últimos Artigos

Projeto de lei proíbe shows que façam apologia a crime e drogas em BM

O vereador de Barra Mansa, Eduardo Pimentel, anunciou nesta sexta-feira (31) que vai protocolar...

Matheus Mattuvo e Programa Camarote em nova emissora

O Programa Camarote, um dos mais prestigiados do entretenimento brasileiro, agora faz parte da...

Prefeitura de Angra encerra terceira edição da Semana de Imersão para Gestores Escolares

A Prefeitura de Angra concluiu, nesta quinta-feira (30), a III Semana de Imersão para...

Barra Mansa inicia inscrições para comissão da Conferência das Cidades

A Secretaria de Planejamento Urbano de Barra Mansa, convida toda a população e representantes...

TALVEZ VOCÊ GOSTE

Projeto de lei proíbe shows que façam apologia a crime e drogas em BM

O vereador de Barra Mansa, Eduardo Pimentel, anunciou nesta sexta-feira (31) que vai protocolar...

Matheus Mattuvo e Programa Camarote em nova emissora

O Programa Camarote, um dos mais prestigiados do entretenimento brasileiro, agora faz parte da...

Prefeitura de Angra encerra terceira edição da Semana de Imersão para Gestores Escolares

A Prefeitura de Angra concluiu, nesta quinta-feira (30), a III Semana de Imersão para...